23 de abril de 2016

RESENHA: O Violino de Auschwitz - Maria Àngels Anglada


DESAFIO LITERÁRIO DO SKOOB
04/12 - Livro sobre Holocausto

O Violino de Auschwitz - Maria Àngels Anglada

Mediano. Não gostei exatamente. É ruim dizer isso, mas há relatos muito melhores e modificadores, emocionantes. É uma obra ficcional mas poderia ter sido melhor delineada.

A narrativa é confusa. Vai e volta sem muito sentido e ora está em primeira pessoa, ora em terceira. O violeiro, Daniel, nos é apresentado muito superficialmente. Quase parece que ele vivia em uma realidade à parte.

Talvez eu esteja mal acostumada com livros do gênero e por este livro estar há tanto tempo na lista de desejados e quero ler, a expectativa acabou sendo maior que a realidade. Não me conectei aos personagens, e a leitura foi extremamente arrastada. 

São apenas 127 páginas e não sei se até o texto original foi raso assim, ou se algo importante ficou perdido na tradução. O meu exemplar teve alguns erros de digitação, então fica a dúvida se o projeto da Editora Globo não pecou na atenção que esse livro exigiria.

Enfim, apesar de ser amante dessa parte da literatura devo considerar este título um passável. Com tanta coisa boa sobre o holocausto, tanto relatos reais como fictícios tão mais edificantes esse especificamente não faria falta na pilha. Precisaria de umas 300 páginas a mais para que fizesse sentido. 

Não sei resenhar livro ruim.. então chega.


Nenhum comentário:

Postar um comentário