25 de agosto de 2015

RESENHA: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Desafio Loucas por Livros e Esmaltes - Pôster e Drama + Rosa

Se Eu Ficar - Gayle Forman

Escolhi esse sem querer por causa da capa ser a mesma do filme e por ser um drama. Demorei quase o mês inteiro para decidir o livro dessa vez e mais algumas semanas de antes para resolver o esmalte. Rosa não é exatamente uma cor que figura minha caixinha. Tive que comprar.

O livro: Inesperado. Não podia nem sonhar que seria tão bom quanto foi. Uma história relativamente simples e 'cotidiana' mas com um enfoque incrível e uma escrita maravilhosa. Gayle Forman tem tudo para me ter como fã. Quero ler os outros.

Mia é uma personagem aparentemente demasiado normal. Mas está longe disso. É dicotomia pura, o que  acaba sendo engraçado pois ela e sua amiga Kim dividem tudo em pares. As pessoas são ou uma ou outra coisa sem exceção.

Adam eu achava que seria um esnobe. Mas não. É o famoso 'não julgue o livro pela capa' ou no caso, pelas roupas e primeiras impressões. Ao saber que o segundo livro é do ponto de vista dele fiquei bem contente pois ele me fez chorar no final.

Aliás esse livro todo é uma montanha-russa de emoções. Eu ri, eu sorri, eu suspirei, tive dúvidas, fiquei triste, chorei de soluçar. São 224 páginas de puro sentimento humano. Os flashbacks são ótimos, os personagens coadjuvantes são tão interessantes e ricos como o casal principal e tudo se encaixa.

É um belo exemplo de como nada é garantido e tudo pode mudar num piscar de olhos. Devemos dizer o que sentimos sem medo, fazer o que queremos e o que achamos ser certo. Família não é feita só de parentes de sangue mas daqueles que escolhemos para fazer parte da nossa vida.

No fim do livro há as entrevistas que a autora fez com os atores que interpretam Mia e Adam no filme. É fantástico. Vou assistir ainda, mas me apaixonei ainda mais pelos personagens depois de ler como foi, para esses dois, fazer esse filme. Ao que tudo indica, a montanha-russa de emoções também fez parte do dia-a-dia deles durante as gravações. 

Esse é daqueles livros que ficam com a gente mesmo depois de a leitura terminar e fecharmos o livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário