30 de janeiro de 2015

RESENHA: O Círculo - Mats Strandberg e Sara B. Elfgren



RC 2015 - Livro cujas resenhas não foram positivas
TBR - 03/2015

O Círculo - Mats Strandberg e Sara B. Elfgren (Engelfors #1)

Retirei esse livro da minha TBR. Mais um e-book sorteado em um mar de livros físicos, outro que ficaria enchendo o cartão de memória por séculos antes de ser lido. Quando o baixei foi totalmente pela capa, nem sabia o assunto de que tratava: Bruxaria e adolescentes.

As resenhas que vi eram bem ambíguas, alguns amaram outros odiaram. As notas variando de 1 a 10 facilmente. Fiquei reticente no início pela quantidade de personagens principais, 6. Além de outros 4 ou 5 personagens recorrentes.

O início da trama é um tanto confuso. Muita informação desnecessária, muitos personagens a serem introduzidos, e poucos (ou nenhum) personagens cativantes. As meninas são muito diferentes o que causa atrito e tumulto o tempo todo. Já li outros livros em que o personagem principal não é exatamente uma boa pessoa, mas demorou muito para que eu me afeiçoasse um mínimo a alguma delas.

Um dos pontos negativos é a extensão do livro. 416 paginas em 60 capítulos e 5 partes. A parte I poderia se juntar a II e a III se juntar a IV, e a V poderia ter o nome de Epílogo e ia dar no mesmo. A explicação para os acontecimentos é lenta, desnecessária e maçante. São 6 bruxas, 2 guias e um conselho mas levaram uma eternidade para concluir algo. 

Sim, há um conselho que faz as vias de órgão regulador de magia. Mas nunca vi um conselho tão relapso e desinformado. Não sabem de nada e as meninas tem que descobrir tudo sozinhas mesmo se odiando. Honestamente achei as histórias paralelas, pessoais mais interessantes que o plot principal. Talvez de fosse um livro sobre adolescentes problemáticas normais e que de alguma forma se conhecessem e não pudessem contar ao mundo que se falam o livro teria me prendido mais.

Aliás foram 7 dias para terminar essa leitura. Li outros 4 livros enquanto me arrastava nesse. Pensei em abandonar durante vários momentos. Gosto do tema mas esse livro não me empolga como deveria, Dei 3 estrelas para ele pelo final. Gostei bastante apesar ter coisas que não se encaixam e de eu achar que a maneira como tudo se desenrolou (as meninas 'ganhando' do mal) meio improvável pelo nível de magia que elas apresentavam e sem ajuda. 

Nem vem com: 'Mas em Harry Potter, eles derrotam o Voldemort no final.' Sim, mas eles tinham uma escola de magia a disposição, livros, um Dumbledore e a Hermione era um gênio. Nesse livro tudo que elas descobrem é por tentativa e erro, achômetro mesmo. Elas tem um livro mas esse troço não diz quase nada e quando diz são códigos sem noção.

Se trata de uma trilogia e os outros dois não foram publicados no Brasil e nem sei se serão. Mas não me importo, não estou com vontade de ler. Talvez, se eles forem publicados e eu ganhar e não tiver compromisso para ler e puder levar meses para a leitura, aí eu leria. 

Um comentário:

  1. Oi querida
    Gostei da sua resenha
    Este desafio tbe é bem bacana, ne?
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir