23 de janeiro de 2015

RESENHA: Como Ser um Pirata - Cressida Cowell (Como treinar seu dragão #2)


RC 2015 - Livro engraçado

Como Ser um Pirata - Cressida Cowell (Como treinar seu dragão #2)

Ainda estou rindo. Esse segundo livro da série me arrancou gargalhadas sérias. A diversão começa com a capa e contra-capa. São tantos detalhes que é uma tarefa agradável 'perder' uns minutinhos analisando cada pedacinho delas. As imagens espalhadas pelo texto são ótimas, bem boladas e algumas complementam muito bem o texto nos fazendo rir.

Por se tratar de um livro infantil, a linguagem é fácil, a leitura flui sem dificuldade e os personagens, apesar de Vikings são bem adequados. Os nomes continuam impagáveis, a tradução e adaptação foi feita com cuidado e dedicação, é perceptível.

Depois de ler só reafirmei ainda mais a vontade de dar essa coleção ao Théo quando ele aprender a ler. Ele com certeza vai se identificar com o nosso garoto de nome estranho, Soluço. Perna-de-Peixe ganha espaço nessa nova aventura e se torna um dos personagens mais carismáticos desse volume. Depois de ser o mais fraquinho da turma, aqui, durante uma Batalha em Alto Mar ele se redescobre. Melequento continua melequento, sabichão, fortão e metido a bonzão. Seus 'capangas' a mesma coisa, mas nem tudo serão flores para eles. 

Aliás, para ninguém. Soluço só se ferra nessa história, se dá mal o tempo todo, mas sem perder o estilo. Mesmo perigando, quase morrendo ele consegue me fazer rir. Claro que nosso menino sobrevive. (Não posso dizer herói, pois ele passa longe disso.) Mas dessa vez ele demonstra outras características dignas de um líder. Sua legitimidade como herdeiro é posta a prova, e em determinado momento, quando ele tem todas as ferramentas para isso ele prefere recuar. Pois a revelação iria, além de solidificar sua posição, causar tumulto na tribo dos Holligans. E assim, contrariando os pedidos de Perna-de-Peixe, ele mantém um segredo em nome da paz de sua tribo. Prontos para o #3?






Nenhum comentário:

Postar um comentário