22 de dezembro de 2014

TBR Jar!

O final de ano chega e traz junto promessas. Quando se trata de blogs literários isso significa que temos desafios diversos em prol da diminuição de nossa lista de espera interminável e crescente. Nessa minha busca por novos desafios me deparei com a TBR Jar.


O que é?

To Be Read Jar. Em tradução livre seria Jarra de livros a serem lidos. Mas muitos dos blogs em língua portuguesa que visitei e que falavam da TBR deixaram a sigla no original. Não sei precisar quem teve a ideia primeiro, ou quem trouxe a TBR para o universo virtual, mas já é algo bem disseminado em inglês e começou a aparecer em blogs brasileiros agora no ano de 2014.

Eu descobri no blog NUPE, Fui lá para ver uma resenha e acabei por me deparar com essa postagem. Achei muito interessante a ideia, gosto muito de desafios pois me incentivam a ler mais frequentemente. Acaba por ser um desafio sem temas.

Como Funciona:

É bem simples. Consiste em ter um recipiente contendo todos os nomes de livros quem tenha em casa para serem lidos e antes de começar a leitura você pega um papelzinho que dirá o que vai ler dessa vez. Mas sem trapaças, o que vale é o primeiro papel, não vale ficar tirando vários até sair um que interesse no momento. Vamos sair da zona de conforto.


Como fazer:

É fácil de fazer. Não se gasta muito, pois alguns se não todos os materiais, você já tem em casa. 

Recipiente + Papel + Caneta.

Pode ser um vidro de palmito que vai sobrar aí no natal, uma caneca ou um bowl que tenha aí no armário, uma lata de nescau que seu irmão pretendia usar para enrolar a linha das pipas... São infinitas as possibilidades. Claro que você pode comprar um pote mais bonitinho e decorado. 

O papel pode ser folha de caderno, um bloquinho de anotações, post it, A4 surrupiada da impressora, que tiver a mão, ou o que preferir. Para escrever pegue sua caneta preferida, o lápis, canetas coloridas, lápis de cor, ou até façaa lista no computador e imprima, faça como quiser.


Eu peguei um pote que eu comprei quando pensei em fazer biscoitos em casa, nem preciso dizer que nunca fiz, não é mesmo? Peguei um bloquinho de post its coloridos que eu tinha aqui e fui escrevendo com caneta azul os títulos dos livros que tenho. Adicionei também os livros digitais que já estavam na biblioteca do aplicativo da kobo no meu tablet. E esta é a minha TBR Jar:


Lembrando que sempre que ganhar ou comprar um livro, faça um papelzinho para ele e adicione ao jarro. Sem livros de amigos ou que você não já tenha. A ideia é desobstruir sua estante, não abarrotá-la ainda mais!






Um comentário:

  1. Ficou muito fofo!
    Vou fazer tbe. Ja tinha visto, mas nao tinha me animado ainda
    Bjks mil querida

    www.blodaclauo.com

    ResponderExcluir