24 de dezembro de 2014

Desafio Literário do Skoob 2015




- O que é?
 É uma gincana inspirada no Desafio Literário (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/) que pretende estimular a leitura e a interação entre os participantes. A ideia é que possamos usar os livros que já temos em casa, nada de sair comprando mais coisa. Ah, mas eu não tenho todos... Sem problema. Peça a um amigo, empreste da biblioteca, troque, leia em e-book, veja se outro participante tem. Compras, só em último caso.

- Objetivo
Ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2015, ou seja, no mínimo 12 livros, 1 de cada tema.

- Preciso mesmo fazer a resenha?
Sim, precisa. Não há necessidade de análise profunda ou detalhada. Basta que os participantes escrevam algo sobre cada livro lido, de que trata a história, do que gostaram (ou não gostaram), etc. Além disso, é por meio das resenhas que ficamos conhecendo outros livros interessantes e os textos estimulam as discussões e a interação. Ah... pode ser resenha em vídeo também!

- Preciso ter blog para participar?
Não. As resenhas podem ser publicadas no próprio Facebook ou no Skoob mesmo. É só copiar e postar o link no álbum do respectivo mês do desafio. O mesmo vale para quem fizer vídeo: é só colar o link do vídeo no respectivo álbum.

- Qual o prazo para postar as resenhas?
Preferivelmente até o fim do respectivo mês. Por exemplo, resenhas de abril deverão ser postadas até o último dia de tal mês. Claro que vocês podem postar um pouco depois, afinal imprevistos acontecem, mas procurem postar no prazo certo. Quem posta no prazo participa de sorteios!

- Posso ler mais de 1 livro do mesmo tema? Posso resenhar livros lidos em outros anos?
Pode ler mais 1 livro para cada tema, mas a leitura deve ser feita em 2015 e não pode ser releitura. Obviamente, não temos como confirmar se os participantes leram os livros de fato em 2015 ou se já haviam lido anteriormente, mas contamos com a honestidade de todos. O objetivo da brincadeira é que cada um desafie a si mesmo, leia temas que não está acostumado, escreva sobre o que leu, ou seja, a ideia é superar seus próprios limites, não competir com os outros.

- Perdi 1 mês (ou mais) do desafio. Posso participar mesmo assim? Posso participar só de alguns meses?
Pode. Lógico que você não completará 12 meses de desafio, mas ainda assim pode ler os outros temas, escrever e interagir. O que vale é ler e se divertir, gente!

Temas:
  • Janeiro: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)
  • Fevereiro: Fantasia
  • Março: Escritoras com ‘A’ maiúsculo (um livro escrito por mulher)
  • Abril: Pega na mentira! (uma história que envolva mentira, falsidade, enganação)
  • Maio: Língua-mãe (livros escritos originalmente em português)
  • Junho: Casais (namorados, casados, separados, viúvos, etc)
  • Julho: Inverno (histórias que se passem em um lugar frio, capas que remetam ao inverno)
  • Agosto: Folclore e Mitologia
  • Setembro: Livros banidos (Cola)
  • Outubro: Terror
  • Novembro: Finados (personagens que têm que lidar com a morte – já ocorrida ou iminente)
  • Dezembro: Ganhadores de prêmios (livros/autores vencedores do Jabuti, Nobel, Pulitzer, etc)
Eu não ia fazer lista prévia, mas acabei escolhendo alguns. Os outros temas apresentam tanta variedade que conclui ser melhor esperar para ver. O que escolhi até então:


Nenhum comentário:

Postar um comentário