8 de abril de 2014

RESENHA: A Revoada - Gabriel Garcia Marquez


DESAFIO LITERÁRIO DO SKOOB
03/12 - Suspense

 A Revoada - Gabriel Garcia Marquez

Incrível leitura. Recomendadíssimo. Preciso dizer que precisei usar um dicionário enquanto lia, o que fez com que um livro de 144 páginas se tornasse longo. Porém, apesar disso me apaixonei pela escrita desse autor.
"Quando escrevi 'A Revoada' já tinha a convicção de que todo bom romance devia ser uma transposição poética da realidade." Gabriel García Marquez.
 Marquez é um gênio. Depois desse livro comecei a entender o porquê de minha avó gostar tanto dele.É uma leitura que exige atenção e comprometimento. Mais de uma vez me senti obrigada a voltar algumas linhas para ter certeza de que tinha entendido.

Os personagens são complexos e ao longo dos capítulos é possível começar a entender um pouco de cada um. Mas não se apegue a primeiras impressões. Nem o morto escapa das mudanças que o tempo trás. Considerei esse livro como um retrato fiel, apesar de poético, do que acontece em cidades pequenas. Muito se fala, boatos se espalham, mas a verdade mesmo ninguém além de você mesmo sabe. Só você conhece todos os aspectos de sua história. Os outros interpretam o pouco que veem e isso pode ter um resultado totalmente irreal.

Apesar de poucos cenários, a história e rica e trespassa gerações. Situações são revistas sob visões diferentes e aos poucos constrói-se a história de cada personagem e seu papel no vilarejo, assim como as ações que levaram cada um até o momento em que se encontram. O enterro de um homem que todos julgam mas ninguém conhece de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário