30 de março de 2014

RESENHA: O Lado Bom da Vida - Matthew Quick


Desafio Literário do Tigre
03/12 - Filme ou Livro

O Lado Bom da Vida - Matthew Quick

O livro foi escolhido pois foi um dos únicos que lembrei de ter assistido o filme antes de ler o livro. Creio que pelo oscar, fiquei mais tentada a assistir de uma vez. Lembro de não ter achado o filme grandes coisas e desanimar para ler.

Enfim, a estória do livro começa devagar, quase desisti de seguir em frente algumas vezes, o Pat do livro consegue ser mais retardado que o do filme. Acabei por considerar algumas mudanças de enredo do filme desnecessárias e prejudiciais.

Como por exemplo a idade de Tiffany. Ela na verdade é mais velha que Pat, se ele tem 35 anos no livro, é uma mudança drástica colocar seu par romântico com 20 e poucos. Assim coosmo nãto gostei da mudança no concurso de dança que eles participam. Foi quando eles começam a ensaiar que comecei a gostar de ler. A partir daí a leitura vale a pena, é visível os avanços que Pat tem rumo à cura de seu estado frágil. Fiquei contente com a diminuição de sua obsessão por Nikki.

Outro ponto muito interessante são as constantes referências à literatura norte-americana e aos filmes do Rocky. Gostei muito mesmo das análises de Pat acerca de suas leituras. Talvez seja pela minha própria parcela de instabilidade mental que o que ele dizia fazia sentido, mesmo que algumas vezes discordasse.

Por outro lado não vejo porque Pat se condena pela separação. Depois que ele recupera a memória e o leitor descobre afinal o que causou o 'Tempo Separados' fiquei irritada, pois Nikki é retratada a todo tempo como uma vítima e os pais de Pat como parciais demais e protetores do filho. Mas só posso dizer o seguinte: faria exatamente o mesmo que Pat e não consigo entender como um juiz daria tudo para a idiota da ex-mulher de Pat.

O final do filme não foi algo marcante para mim pois não lembro como foi, mas o fim do livro foi uma graça, o melhor das 256 páginas. As reflexões de Pat sobre a relação entre ele e Tiffany, e como eles evoluíram é incrível. Amei a frase 'Preciso de você.' É mais sincera que 'Eu te amo' e cia.

Veredito final: LIVRO com certeza. Mesmo que não seja um livro que eu consideraria como um MUST READ, se mostrou uma agradável surpresa.

2 comentários:

  1. Eu li o livro antes do filme (adorei!), e apesar das grandes mudanças ( que podem sim serem consideradas demais na minha opinião) eu curti bastante o filme. Acho que as atuações ajudaram!

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir