13 de janeiro de 2014

RESENHA: O Décimo Terceiro Conto (2013)



Título Original: The Thirteenth Tale
Duração: 90'

Filme 03/52



"Vida Winters é uma escritora à beira da morte. Ela contrata Margaret, uma jovem biógrafa para contar a verdade sobre sua história. Você acredita em fantasmas?"
Resolvi assistir esse filme ao me deparar com a capa alternativa do filme, junto com uma sinopse. Pareceu bem promissor e resolvi ir atrás. Não me decepcionei. É um suspense psicológico dos bons, trazido a nós pela BBC, emissora britânica. Para quem gostou das séries Lightfields e Marchlands, vai gostar desse filme. E claro, é um deleite para os amantes dos ruivos naturais.

Vida Winters (Vanessa Redgrave) é uma escritora bem sucedida, já idosa e em estágio terminal. Contrata Margaret Lea (Olivia Colman), uma jovem biógrafa, depois de ler sua matéria sobre um caso policial envolvendo gêmeas. Vida tem apenas duas regras, a história deve ser contada em ordem cronológica e Lea não pode fazer perguntas antes que a história seja toda contada.

Amei esse frame. Redgrave Diva.


O enredo mescla as conversas entre Vida e Lea nos dias de hoje, com as lembranças de Vida na mansão Angelfield, onde viveu até os 17 anos quando um incêndio misterioso acabou com a propriedade. Enquanto conversam, a fechada Lea conta seus próprios segredos e se aproxima cada vez mais da história de Vida. 

A sra. Redgrave está magnífica no papel. Essa mulher me fascina a cada vez que a vejo atuando. Sophie Turner que faz a mesma personagem quando adolescente mostra ser um talentosa atriz, nos entregando de maneira eficiente uma personagem totalmente diferente da medrosa Sansa de Game Of Thrones. Espero que ela consiga mais papeis de peso no futuro.

Sophie Turner (GoT) e Antonia Clarke (Lightfields)

Não vou contar mais coisas sobre o enredo pois estragaria o melhor do filme, a descoberta gradual dos fatos e de quem é quem na história. O suspense e a qualidade estão em não saber nada de antemão. Um filme que deve ser visto por todos que dizem amar a Sétima arte. Desbanca muito filme feito para o cinema nos últimos tempos.

Nota: 9.5

6 comentários:

  1. Uouuu! Curti, curti, se pá adicionarei a minha lista ;)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  2. Gostei, gostei. Não esperava muito do filme quando vi a capa, mais parece ser muito bom.
    Irei vê com certeza, como não amar ruivos *-*
    Beijos.
    http://detudoumpoucodany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. o filme tem um final triste e horrível q só quem prestou bem atenção para entender , estou triste por causa disso

    ResponderExcluir
  4. Li o livro e amei. Estou louca pelo filme e não encontro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mara, eu baixei por torrent. Não o tenho mais, mas uma breve pesquisa com o nome original "The Thirteenth Tale" mostra que ainda há links ativos.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir