4 de janeiro de 2014

RESENHA: Jogos Vorazes (2012)


Título Original: The Hunger Games
Duração: 142'

Filme 01/52


"A história é ambientada nas ruínas futuristas da América do Norte, agora dividida em uma capital e 12 distritos. Cada distrito fornece dois adolescente entre 12 e 18 anos, que competem no reality show de sobrevivência que dá nome ao livro. A trama é centrada em Katniss, adolescente de 16 anos que vai para o reality show no lugar de sua irmã, sorteada pelo distrito."
Depois de ler o primeiro livro para o DLS, achei digno assistir o filme enquanto a história está fresca na memória. Assim eu poderia ficar mais atenta aos cortes e mudanças. E só posso dizer que foi uma das piores adaptações que já vi. Em termos de falta de fidelidade e retalhação de enredo só perde para Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

Durante toda a leitura imaginei Cato como um moreno alto, forte, robusto. Me deparo com um loirinho metido. Mas até aí tudo bem, Gale excede minhas expectativas e seu visual é com certeza a altura da personalidade transmitida no livro. Gostaria de vê-lo mais nos filmes seguintes. Outra que imaginava diferente é a Pequena Rue. Eu a imaginava o extremo oposto de Thresh. Bem baixinha, magricela, branquinha e com longos cabelos escuros. Não que a atriz não tenha sido bem escolhida, sempre que aparecia na tela eu via a Rue do livro.

Detestei eles terem mudado a forma como o broche vai parar nas mãos de Katniss; Achei de deveriam ter colocado atores mais jovens para fazer Kat e Peeta na cena do pão queimado para dar mais credibilidade para a pouca idade que tinham à época do ocorrido; Não gostei de terem alterado o número de mortes inicial, assim como a forma que algumas mortes foram apresentadas. Concordo com algumas resenhas que vagam na internet que em prol da classificação 12 anos, deixaram o sangue, machucados, lutas e mortes muito fracas.

Fiquei com pena de não terem explorado em mais algumas cenas a amizade que surgiu entre as meninas. Estava ansiosa pela cena em que Rue morre e Katniss canta e a cobre de flores. Achei muito mais emocionante no livro que no filme, e a lança pegando Rue quase ridícula. No livro a impressão é que a lança quase a atravessa e que jorra sangue e ela continua perdendo este enquanto caída no chão, nos braços de Katniss. Fiquei 'p' da vida com a mudança acerca da reação do distrito 11. Fiquei na expectativa pela chegada do pãozinho e no lugar disso me deparo com uma revolta sem sentido no distrito. 

No geral achei Jennifer Lawrence um pouco apática nos jogos se comparada a personagem do livro, não vi o fogo que é descrito no papel. Falando em fogo, uma das coisas que gostei foi o traje do cortejo. Nessa parte os responsáveis pelo figurino arrasaram, e o vestido da entrevista foi uma mudança agradável e bem sucedida. Mas creio que tenha sido a única coisa modificada que terminou melhor que a encomenda. 

Stanley Tucci esteve hilário no papel do entrevistador, conseguiu ser mais carismático que o original. Peeta ao contrário foi mais chato, Haymitch que tanto odiei no livro, adorei no filme, e assim continua. Donald Sutherland me impressionou como o Presidente Snow. Tive medo do cara durante o filme, enquanto no livro eu o vi como uma mosca morta.

Como última reclamação: por quê raios eles 'curaram' a perna do Peeta tão magicamente, e cortaram justamente a cena mais impactante do final, quando Kat chora na porta de vidro enquanto salvam a vida dele? Se bem que com todos os cortes feitos na história, não vi Katniss Everdeen balançando e tendo dúvidas quanto ao que sentia pelo garoto e muito menos se dando conta da falta que Gale faz para ela.

Poderia ficar falando eternamente sobre os erros, mas só preciso dizer o seguinte: 
"Não julgue o livro pelo filme."

Nota: 6.0

3 comentários:

  1. Não li o livro ainda, tentei comprar mas como mudaram as capas para os posteres dos filmes eu fiquei p da vida e estou procurando a capa original....
    As críticas foram muito boas para as duas adaptações (já vi em chamas também) e eu também fico chateada quando mudam muitas coisas. Mas tenho visto que isso é normal, querem pegar o público que não leu o livro e ainda fazer com que esse mesmo público compre o livro depois (meu caso, que vi os filmes primeiro).
    E com certeza se baixaram a classificação não ia mesmo poder ter "muito sangue" jorrando pela tela....
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi eu li o livro e logo depois tbm assisti o filme e sim tenho que concordar o livro bem melhor, porém apesar de tbm ter percebido as mudanças eu gostei do filme, tbm reclamei com a mudanças na hora quando Katniss recebe o broche e tals...
    Mas gostei da sua sinceridade.
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  3. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir