18 de dezembro de 2013

Desafio Literário Skoob 2014



Desafio do grupo Livros Viajantes não poderia ficar de fora. Mais ou menos a mesma proposta do outro mas com temas um pouco diferentes. Tentei encaixar livros que assim como no anterior estivessem há tempos na minha estante e que não fossem muito grossos para que minha meta fosse mais realista. Já que nesse ano de 2013, o desafio tinha apenas 18 itens e só cumpri dois. Depois me enrolei na faculdade e não dei continuidade.

Portanto, o desafio consiste em:

É uma gincana inspirada no Desafio Literário (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/) que pretende estimular os participantes a lerem e a interagirem. A ideia é que possamos usar os livros que já temos em casa, nada de sair comprando mais coisa. Ah, mas eu não tenho todos... Sem problema. Peça a um amigo, empreste da biblioteca, troque, leia em e-book, veja se outro participante tem. Compras, só em último caso.

Os temas são os seguintes:

Janeiro: Livro que virou filme 
Fevereiro: Clássico mundial 
Março: Suspense (mistério/assassinato/policial) 
Abril: Livro escrito por mulher 
Maio: Biografia 
Junho: Autor brasileiro (englobando contemporâneos)
Julho: Livro que você não leria (indicado por outro participante)
Agosto: Livro sobre bruxas 
Setembro: Série 
Outubro: Ficção científica (englobando distopia) 
Novembro: Infanto-juvenil 
Dezembro: Lançamento de 2014 

Sendo minhas escolhas:



Nesse desafio minha maior dificuldade foi encontrar uma biografia. Me dei conta de que apesar de ter várias que gostaria de ler, não tinha nenhuma na estante, ou ao menos achava que não. Apesar de ter dificuldade para me concentrar e ler no computador, cogitei achar o e-book de Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, mas não encontrei em nenhum lugar nem em português, nem em inglês. Pensei em comprar depois, mas aí eu fugiria do propósito inicial de eu entrar nesses desafios.

Por quê fiz essas escolhas:

Jogos Vorazes escolhi pois ganhei de AS de Páscoa ano passado. Me interessei nele após ver o trailer do filme, até então nem tinha ligado para a trilogia apesar de todo o burburinho. Como estava esperando ler para assistir, se não for agora não vai ser nunca. O Perfume eu escolhi sem pestanejar pois já havia colocado ele no desafio desse ano e não terminei de ler por causa dos estudos e demasiados LV's. No de 2013 ele entrou na categoria de livros lançados no ano de meu nascimento, 1985. Agora ele vem para a vaga de Clássico Mundial, categoria que representa bem.

A Revoada. Queria muito encaixar os livros do Gabriel Garvia Márquez nos desafios e vi aqui a oportunidade perfeita. Ao menos segundo a sinopse e algumas resenhas que li, suspense garantido nessas páginas. Branco é para magia foi escolhido por não ser grande, e por ser continuidade de Azul é para pesadelos creio que seja uma leitura leve é rápida que não corre o risco de cair no tédio. 

Paixões. A Biografia! Quando fui separar os livros que leria nos desafios me deparei com esse, fui ler nas referências de catalogação é lá estava: Biografia. Acho que só assim para eu ler esse. Desde que veio para as minhas mãos cogitei dar a alguém. Me segurei pois era de minha avó, apesar de saber que ela nunca o leu. Autor brasileiro, logo pensei em André Vianco que amo e faz tempo que não leio. Por isso saquei da estante O Caminho do Poço das Lágrimas.

Em seguida deve ser um livro que não leria. Pedi para que me indicassem Chick-Lit então. Indicaram Esposa 22 que eu ganhei em um dos vários sorteios que fazemos no Livro Viajante. Veio bem a calhar e nem tinha me tocado que era! Em seguida parto para A Filha da Herege que apesar de ter sido adquirido recentemente, é o que tenho sobre bruxas que não tenha sido lido ainda ou não esteja em outro desafio, a outra opção seria A Grande Rainha que já estava na lista do DDL.

Luminoso eu ganhei em um grupo de aniversário esse ano. Achei uma boa escolha pois Radiante foi lido com tanta fluidez e se mostrou uma estória tão agradável e inesperada que o escolhi ao invés de ser a continuação de algum outro livro dos desafios. Ficção Científica é outro tipo que não tenho muitas opções, quase optei por Perfeitos, mas queria diversificar um pouco mais e manter a média de  páginas relativamente baixa, depois de ler a sinopse e pesquisar um pouco vi que Vidas Secretas tinha perfil para entrar aqui, a linha é tênue, mas encaixa.

Como Treinar o Seu Dragão tinha que entrar em algum mês de qualquer jeito e acabou send um dos primeiros a ser escolhido, mesmo ficando pro final do ano. Já tenho todos os livros e pretendo guardá-los para dar ao meu sobrinho. Já dezembro ficaremos todos no escuro até lá. Se me conheço, logo que começarem a sair listas de futuros lançamentos eu já começarei a escolher.

A sorte está lançada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário