20 de dezembro de 2013

Desafio 12/12/12



Não se trata de uma data. Mas sim de uma viagem ao redor do mundo em 12 livros e 12 receitas. Exato, além de ler livros de autores de diferentes países terei que me arriscar na cozinha com receitas típicas de cada um desses países. A princípio achei que seria difícil cumprir essa tarefa e que não daria para participar do desafio. Mas conforme eu ia vendo minha estante me deparei com até mais países que imaginei. Ao final das escolhas consegui passar pela América do Sul, do Norte, África, Ásia, Europa Ocidental e Oriental. Uma viagem interessante e ampla devo dizer. 


Janeiro estarei na China retomando a leitura de Balzac e a Costureirinha Chinesa que comecei esse ano mas não tive tempo de terminar. Faz tanto tempo que retomarei da primeira página com certeza. Para Fevereiro a distância é pequena até a Coreia do Sul que tanto amo, seja pela música ou pela TV, já estava na hora de conhecer sua literatura, Por Favor, cuide da mamãe foi o escolhido. Março continuo da Ásia e parto em direção à Índia com A Morte de Vishnu. Esse livro é novo mas comprei num sebo, me encantei pela capa e me interessei mais ainda pela sinopse, tive que trazê-lo para casa.

O segundo trimestre começa com uma viagem a um pequeno país da Europa Oriental. Bósnia e Herzegovina me aguarda com O Diário de Zlata. Livro que consegui através de troca no skoob e que estava em perfeitíssimo estado. Em maio sigo viagem para perto dali com destino a República Checa lendo O Diário de Helga, livro que me conquistou assim que foi lançado já que sou fascinada pela segunda guerra. Junho é meu aniversário e vou para um dos países que mais amo e tenho vontade de conhecer, o Canadá. Ensurdecedor. Me interessei por esse livro pois gosto muito e quero aprender LIBRAS, mas todas as linguagens de sinais me fascinam. Não pude deixar passar numa das promoções imperdíveis que vemos na web.

O ano chega à metade com um retorno à Ásia para uma visita ao Japão, que não podia faltar em lista alguma minha. Amo a cultura japonesa e esse autor é fenomenal. Comprei O País das Neves em um sebo, mas está novo. Uma pechincha que não pude deixar passar. Em agosto vou à África visitar a Argélia, ao pesquisar a origem dos autores dos livros que tinha nem imaginava que encontraria um argelino! Não conheço nada do país além de sua localização, vai ser bom aprender um pouco mais com O Atentado. Em setembro parto para a Europa para conhecer uma escritora francesa falando de novo da Segunda Guerra em Resistência. Vai ser interessante aprender um pouco mais sobre a participação francesa nesse episódio da história. Livro conseguido através de troca também.

Reta final. Outubro me mantem na Europa, faço uma visita à Espanha junto a uma jovem que larga tudo e vai para o Marrocos, então conhecerei dois países em uma única viagem durante um período de Guerra com esse achado de sebo: O Tempo Entre Costuras. Novembro será a hora de voltar para a África, dessa vez para conhecer a África do Sul do século passado em Os Amantes de Minha Mãe. Conheci esse livro numa das muitas visitas que faço às livrarias da cidade sem ter dinheiro nenhum no bolso. Comprei numa promoção da internet junto com outros livros que nunca imaginei conseguir comprar. O ano termina com uma viagem de volta a América do Sul. O colombiano Gabriel Garcia Márquez era um dos escritores favoritos de minha avó Solone, responsável principal por me fazer gostar de ler. Agora tenho como compartilhar esse amor através de Relato de um Náufrago.

Um comentário:

  1. Adorei!
    Tbe vou participar deste, alias era o único que eu tinha certeza que participaria no final do ano passado...rsrs
    Adorei suas escolhas de fevereiro e outubro e estou curiosa para ver os dos outros meses
    Que venham as resenhas e as receitas! Oba!!!
    Bjks mil

    ResponderExcluir